No dia 10 de outubro, o Cress/AC representado pelas Assistentes Sociais Rosiane Borges, conselheira do Cress e Edilene de Souza que é profissional de base, esteve presente no lançamento do Fórum Permanente Drogas: Direito, Prevenção e Cuidado em Rede.
O fórum é uma organização sem fins lucrativos formada a partir da articulação de instituições públicas, privadas e da sociedade civil organizada, dentre as suas as finalidades o Fórum poderá subsidiar deliberações, bem como discutir as diretrizes e metas propostas para as políticas públicas, debater a temática das drogas lícitas e ilícitas no que diz respeito ao direito, à prevenção e ao cuidado em rede. Ao todo são 50 instituições que compõem o Fórum que possui como sede a Universidade Federal do Acre – Ufac.
Juntamente ao lançamento do Fórum foi realizado o Seminário: “Violências, Sociedade e Conflitos”. O seminário trouxe como temas assuntos extremamente relevantes e pertinentes ao que é proposto no Fórum, tais como: “Por que os humanos usam Drogas”, “Os Dilemas Fronteiriços e da Segurança Pública Brasileira: ontem, hoje e perspectivas futuras”, “Comunicações: As Estruturas Sociais, Drogas e o Fenômeno Da(S) Violência(S)”, “Juventude e tráfico de drogas: mediação de conflitos nas comunidades dominadas pelo crime organizado e pela intervenção policial”.
Além das conferencias o evento teve em sua programação apresentações culturais como a apresentação dos Jovens “Som da Liberdade” e também uma Vivência de “Carimbó para o Despertar do Corpo”, com Camila Cabeça.
Para o Cress/AC ser membro no Fórum é de suma importância para que haja uma articulação plena e eficaz nos debates relacionados a temática das drogas.