No mês do/a Assistente Social, o CRESS/ AC realizou atividades em alusão à data para os profissionais e acadêmicos de Rio Branco- AC.
O inicio das atividades se deu no dia 14/05, com uma roda de conversa realizada na Faculdade da Amazônia ocidental- FAAO. O tema abordado foi “ Desmontes dos direitos no atual contexto político brasileiro”. As palestrantes convidadas foram as Assistentes sociais Tarcísia Medeiros que atua na saúde e Hellen Aline, que atua na Política de Assistência Social.
As convidadas apresentaram um panorama da atual situação das políticas onde atuam, enfatizando as perdas e retrocessos recentes e os prejuízos para a população usuária dos serviços ofertados pelas duas políticas públicas.
No dia 15/05 a presidente do CRESS 26ª Região, Elza Abreu, ministrou a palestra: “Se cortam direitos quem é preta e pobre sente primeiro”, que ocorreu em parceria com a coordenação do curso de Serviço Social da FAAO. A presidente abordou a campanha “Assistentes Sociais no Combate ao Racismo” do conjunto CFESS- CRESS para o triênio 2017/2020 e apresentou dados sobre a situação da mulher negra referente ao acesso aos serviços e políticas públicas.
Em 16/05 Assistentes Sociais, bacharéis e estudantes lotaram a galeria da Câmara Municipal de rio Branco, no ato Solene em homenagem ao dia do/a Assistente Social, proposto pela vereadora Lene Petecão.
Na oportunidade foi apresentado o anteprojeto de lei que garante a inserção de assistentes sociais e psicólogos na rede de ensino municipal de Rio Branco, além de reforçar a luta pela garantia das 30 horas para Assistente Sociais (Lei Federal nº. 12.317/10).
A presidente do CRESS ressaltou a importância da inserção de Assistentes Sociais na educação para contribuir com a proteção integral das crianças. Estiveram presentes 35 pessoas entre profissionais e acadêmicos.
Em 31/05 através da articulação do CRESS em parceria com a Casa Rosa Mulher, foram retomada as atividades da Roda de Conversa do Serviço Social, projeto coletivo da categoria no Estado do Acre, que em 2019 completará 08 anos.
Na referida data, houve o planejamento anual das atividades e o CRESS assumiu, mais uma vez, o compromisso de apoiar o projeto.