Comissões – Cress-AC 26ª Região
Comissões Permanentes:
Regulamentadas por resolução do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e possuem competência de se manifestarem quanto às infrações da Lei nº 8.662/93 e do Código de Ética Profissional. São elas:
Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI):
Coordenador:
Membro:
Membro:
A Comissão de Orientação e Fiscalização – COFI tem caráter permanente e sua finalidade é a execução da função precípua do CRESS, estabelecida na Lei de Regulamentação da Profissão, Lei nº 8662/93, Art 10, inciso II.
Comissão de Inscrição e Registro:
Coordenadora:
Membro:
Membro:
A Comissão de Inscrição realiza a análise dos processos de pedido de Inscrição de pessoa Física e Jurídica, transferência, reinscrição, cancelamento, suspensão de registro, e interrupção do exercício profissional, conforme a Resolução CFESS 582/2010.
Comissão Administrativo-Financeira (ADM-FIN):
Coordenadora:
Membro:
Membro:
Membro:
Essa comissão é responsável pela gestão administrativa e financeira do CRESS-AC. É responsável por acompanhar a arrecadação, auxiliar na execução do planejamento orçamentário, visando equilíbrio entre receita e despesa, tendo como parâmetro uma administração responsável, transparente, ética, com compromisso político e social na utilização dos recursos advindos das anuidades dos profissionais. A Comissão também é parte fundamental para as ações de enfrentamento à inadimplência, buscando adotar estratégias para estimular a arrecadação e o consequente equilíbrio fiscal do CRESS 26ª Região/AC. Por fim, atuando em articulação com o Conselho Fiscal e realizando discussões sobre gestão dos recursos com todos os conselheiros, a comissão busca ainda viabilizar as ações para a categoria profissional.
Coordenadora:
Membro:
Membro:
A Comissão Permanente de Ética é uma comissão regimental que trabalha analisando denúncias em relação a possíveis infrações dos(as) Assistentes Sociais aos princípios do Código de Ética ou de atos de outros profissionais que firam a honra profissional do assistente social, conforme Resolução do Conjunto CFESS/ CRESS nº 533/2008; 273/93.
Comissões Temáticas:
São criadas para realização de estudos, discussões e análises de temas relacionados ao Serviço Social, buscando dar subsidio aos profissionais de Serviço Social de forma a alinhar sua intervenção profissional ao Projeto Ético Político da Profissão. Atualmente o CRESS possui as seguintes comissões temáticas:
Comissão de Formação Profissional:
Coordenadora:
Membro:
Membro:
Membro:
Membro:
A Comissão de Formação tem por objetivo promover o debate sobre a relação entre formação e trabalho profissional, tendo em vista o princípio do “compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional” (Código de Ética Profissional/93).
Comissão de Ética e Direitos Humanos:
Coordenadora:
Membro:
Membro:
Membro:
Membro:
A Comissão Ampliada de Ética e Direitos Humanos objetiva desenvolver ações e estudos sobre o significado das dimensões e a indissociabilidade entre “Direitos Humanos, ética e política” na atualidade e, assim, planeja suas ações e se consolida na postura crítica, investigativa e interventiva sobre esta, dialogando com as competências e atribuições profissionais do assistente social.
Comissão de Comunicação:
Coordenador:
Membro:
Membro:
Membro:
A comissão tem a tarefa de coordenar estratégias comunicativas que viabilizem e ampliem o acesso à informação qualificada sobre as pautas e as lutas da categoria, buscando fortalecer e potencializar a produção e a socialização de informação entre o conjunto CFESS/CRESS, as/os assistentes sociais e a sociedade. Cumpre a função de contribuir para realização de campanhas e veiculação de notícias em diversos meios, como informativos impressos, site, redes sociais, cartilhas, entre outros. É responsável também pela execução da Política Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS/CRESS. O trabalho da comissão é pautado nas decisões do Conselho Pleno e deve ser articulado com as demandas da entidade e de outras comissões, no âmbito da comunicação.
Comissão de Seguridade Social:
Coordenadora:
Membro:
Membro:
Membro:
Membro:
Membro:
A comissão de seguridade social tem o objetivo de acompanhar e discutir as temáticas de todas as políticas sociais, a exemplo da Previdência Social, Assistência Social e Saúde. Defende a intervenção qualificada e crítica dos/as assistentes como trabalhadores que atuam em todas as políticas sociais e em diversos campos sócio ocupacionais, formulando respostas às múltiplas expressões da questão social que constituem objeto de trabalho profissional.
Comissão de Enfrentamento à Inadimplência:
Coordenadora:
Membro:
Membro:
Membro:
Membro:
Membro:
Membro:
Membro:
Membro:
Membro:
A Comissão de Enfrentamento à Inadimplência, tem o objetivo de implementar e monitorar as ações previstas na Política Nacional de Enfrentamento à Inadimplência e deve ser constituida por conselheiros/as, assistentes sociais nomeados/as e trabalhadores/as do CRESS, articulada com os demais conselheiros/as, todas as comissões existentes no CRESS e assessorias contábil e jurídica.